ENSINO FUNDAMENTAL
1º AO 5º ANO
Nossa proposta de trabalho tem como objetivo propiciar aos alunos o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, bem como das diversas formas de expressão, da aprendizagem da matemática, ciência, história e geografia. Através dos conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação, pretendemos que o aluno, ao final deste ciclo, seja capaz de adquirir as seguintes competências:
• compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;
• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais;
• perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente;
• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
• conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva;
• utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
1- BASE NACIONAL COMUM
LINGUAGENS |
Lingua Portuguesa |
Arte |
|
Educação Física |
|
Inglês |
|
MATEMÁTICA |
Matemática |
CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Ciências da Natureza |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Geografia |
História |
2- PARTE DIVERSIFICADA
PROJETO (EF); |
BRINCAR (1º ANO); |
ENSINO RELIGIOSO/INTELIGÊNCIA SÓCIOEMOCIONAL .(EF) |
3- ENRIQUECIMENTO PEDAGÓGICO
Interligados aos eixos curriculares.
– Biblioteca;
– Dvdteca;
– Oficina de Culinária;
– Oficina de Literatura;
– Oficina de Jogos;
– Oficina de Artes;
– Musicalização;
– Parque; tanque de areia tratada;
– Autopista;
– Quadra Poliesportiva;
– Brinquedoteca;
– Faz de Conta;
– Dia do Brinquedo;
– Passeios Culturais;
4- EXTRACURRICULAR
Aulas fora da grade de horário curricular:
– Street dance(inclusa ou adesão);
– Judo (inclusa ou adesão);
– Futsal(adesão);
– Conversation (adesão)
5- ENRIQUECIMENTO PEDAGÓGICO
Interligados aos eixos curriculares.
– Dvdteca
– Sala de estudos: Com recursos para Leitura e pesquisas junto a Biblioteca, Internet (informática) e jogos lúdicos.
– Oficina de Culinária;
– Passeios Culturais.