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EDUCAÇÃO INFANTIL

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EDUCAÇÃO INFANTIL

Proposta Pedagógica da Educação Infantil

 

Nossa proposta pedagógica para a Educação Infantil se baseia nos seguintes fundamentos norteadores:

  1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;
  2. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática;
  3. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade, da Qualidade e da Diversidade de manifestações Artísticas e Culturais.

Neste sentido a Educação Infantil, deve promover práticas de educação e cuidados, visando a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível.

Objetivos que deverão ser alcançados ao final da Educação Infantil

Além dos propostos pela BNCC:

  1. Fazer que a criança tenha uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  2. Levar a criança a descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e o próprio bem-estar;
  3. Fazer com que a criança estabeleça vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo ainda mais a autoestima destas e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e interação social;
  4. Ensinar a criança a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a opinião e os desejos das pessoas com quem convive e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  7. Utilizar as diferentes linguagens ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  8. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

A prática educativa se organiza através dos cinco campos de experiências nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Abaixo encontram-se uma síntese das aprendizagens.

  1. O eu, o outro e o nós
    Respeitar e expressar sentimentos e emoções.
    Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
    Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
  2. Corpo, gestos e movimentos
    Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
    Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo.
    Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.Coordenar suas habilidades manuais.
  3. Traços, sons, cores e formas
    Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.
    Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais.Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação
    Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
    Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.
    Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
    Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
    Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
    Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
    Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.
    Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).

Venha construir a sua história em uma escola que que há 22 anos encontra-se crescendo junto ao progresso e evolução da educação e de nossa cidade.

Venha permitir o crescimento de seu filho meio a natureza!